Telefone

(31) 3892-4885

WhatsApp

(31) 9 8885-4885

E-mail

dr.michelsalim@gmail.com

Manual do Paciente – Tratamento de Cálculo a Laser

Manual do Paciente – Tratamento de Cálculo a Laser

Porque eu estou com cálculos urinários?
A formação de pedras no sistema urinário resulta de uma predisposição natural com fatores de risco, como beber menos água do que o corpo precisa ou ter um estilo de vida pouco saudável.

Por que os cálculos doem?
Algumas pedras pelo seu tamanho ou pela sua localização podem obstruir o fluxo de urina,quando isto acontece há um aumento abrupto da pressão do sistema urinário que gera dilatação do rim e dor intensa.

Como é feita a cirurgia para retirada de cálculo?
Os procedimentos que realizamos são feitos por endoscopia, isto é, com o auxilio de video-câmaras e lentes que permitem a navegação dentro do sistema urinário. Os cálculos são identificados e fragmentados com o auxilio do laser . T rata-se de um procedimento minimamente invasivo realizado sob anestesia, dentro do centro cirúrgico, com todos os protocolos de segurança de uma cirurgia convencional, porém com recuperação mais rápida e confortável.

O que eu posso comer ou beber após a alta hospitalar?
Não há necessidades de cuidados especiais com a alimentação depois da cirurgia. T odos os pacientes podem manter seus hábitos alimentares normais, é essencial ingerir água com frequência para uma boa recuperação. Evitar consumo de bebidas alcoólicas.

O que eu posso e não posso fazer em casa?
O repouso após a cirurgia é apenas para grandes esforços, as atividades habituais como caminhar , subir e descer escadas, limpar a casa ou passear podem ser feitas com segurança. Sentindo-se bem a relação sexual está liberada.

Em minha cirurgia foi necessário colocar um cateter duplo j, o que isso significa?
Os cateteres duplo j são dispositivos instalados dentro do ureter , entre o rim e a bexiga, com o objetivo de permitir uma boa recuperação do local onde estava impactada a pedra. Ele mantém o rim funcionando enquanto as feridas internas cicatrizam. Os cateteres duplo j devem ser retirados após o tempo mínimo necessário.

O meu cateter possui um fio que sai pelo canal da urina, como eu devo cuidar?

Nos casos mais simples o cateter possui um fio que permite que eles seja retirado no próprio consultório médico, nesse casos o paciente pode viver normalmente, fazer a higiene e ir ao banheiro de forma habitual. Deve – se cuidar apenas para que o mesmo não deve seja tracionado. O curativo no qual o fio está preso não deve ser trocado, ele foi feito para molhar e secar após o banho. Não deve haver relação sexual enquanto estiver com o fio.

Quando devo retirar o cateter duplo?
O prazo para retirar o cateter duplo j será informado durante a alta.

Quais os sinais de alerta para ir á emergência?
Os procedimentos minimamente invasivos possuem baixa taxa de complicações. Nossa equipe deve ser avisada quando houver febre acima de 38 graus, confusão mental ou de dor intensa que não mel hora com analgésicos prescritos, incapacidade de urinar, piora do sangramento com presença de coágulos.

Quais os sintomas causados pelo cateter j?
Durante os primeiros dias após o procedimento cirúrgico é comum sentir sintomas como ardência para urinar , desejo frequente de ir ao banheiro, presença de sangue na urina ou um pouco de dor no final da micção.

Cálculos podem ser prevenidos !

Beba mais água! Certifique-se de beber de 2,5 a 3 litros por dia. Nos sucos, dê preferência a limonada e abacaxi;

Monitore a cor da urina, ela precisa estar sempre clara;

Tenha uma dieta balanceada e diversificada;

Coma menos proteína animal (carnes) e mais proteína vegetal;

Não exagere no sal;

Tenha hábitos saudáveis como exercícios semanais.

Compartilhe nas redes sociais
Olá, como podemos te ajudar?