Telefone

(31) 3892-4885

WhatsApp

(31) 9 8885-4885

E-mail

dr.michelsalim@gmail.com

Mitos e Verdades sobre Vasectomia

Mitos e Verdades sobre Vasectomia

Também chamada de cirurgia esterilizadora masculina a vasectomia é um procedimento relativamente simples de pequeno porte.

Trata-se da ligadura e secção dos canais deferentes bilateralmente impedindo a saída de espermatozoides juntos ao esperma ejaculado.

Pode ser realizada com anestesia local tópica na bolsa testicular ou associada a sedação anestésica.

MITOS E VERDADES:

1 – Vasectomia causa impotência.

MITO – este procedimento não manipula os nervos responsáveis pela ereção e nem a função testicular que produz os hormônios masculinos.

2 – A ejaculação fica comprometida.

MITO – A ausência de espermatozoides no esperma é praticamente imperceptível visto que o líquido prostático continua a ser produzido.

3 – É uma cirurgia complicada.

MITO – Pode ser realizada apenas com anestesia local tendo apenas cuidados básicos de curativo e repouso relativo por 5 dias .

4 – A cirurgia e reversível.

VERDADE – Embora possa ser reversível o índice de sucesso diminui após 5 anos sem podermos precisar e garantir o sucesso de 100% .

5 – Os espermatozoides continuam a ser produzidos.

VERDADE – Os testículos mais precisamente nos túbulos seminíferos que os espermatozoides são produzidos por isso nada é alterado em se tratando de produção.

6 – Vasectomia é o mesmo de castração.

MITO – A castração trata-se de uma cirurgia onde se retira os testículos com o objetivo de parar a produção de testosterona e/ou para tratamento de câncer de testículos.

Compartilhe nas redes sociais
Olá, como podemos te ajudar?